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quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Plano de aula: nível Alfabético e Silábico (com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais).

ESCOLA B. M. UBALDINO DE ARAUJO BELLO.
Sequencia didática com proposta de intervenção 3º ano
Prof.ª: Cristina Allebrandt Nazário

Alfabético
1. Alfabético inicial Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
2. Alfabético. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.
 OBJETIVOS:
·         Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e, escrita de textos destinados à reflexão e, discussão acerca de temas sociais relevantes notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...).
·         Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
·         Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia.
·         Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
·         Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
·         Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
·         Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
·         Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
·         Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
·         Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/ JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
·         Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·         Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
·         NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
·         GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
·         Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais
·         Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
·         Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
·         Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
·         Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.).
·         Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais
·         Compreender a maneira como as ciências e as tecnologias foram produzidas ao longo da história.
·         Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
·         Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
Reconhecer os limites da utilização das ciências e das tecnologias para a produção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

2. Silábico com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela vogal. A leitura é silabada.

OBJETIVOS:

·         Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.

·         Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
·         Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos.
·         Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
·         Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
·         Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
·         Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.).
·         Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
·         NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
·         GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
·         Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais
·         Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
·         Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
·         Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
·         Compreender que é necessário conhecer o sistema de escrita para entender a mensagem.
Livros:
1.         Livro dos números, bichos e flores.
2.         História da habitação.
3.         Era uma vez uma gota de chuva.
Jogos: (jogos da caixa amarela)
•          Bingo da letra inicial.
•          Bingo dos sons iniciais.
•          Palavra dentro da outra.
•          Mais uma.
Jogos PNAIC:
•          Travessia do rio.
•          Qual é o número que? Com três cartas (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.).
-É maior?
-É menor que 500?
-Mais próximo de 300 e é impar?

Atividades
1-      Ouvir as histórias
2-      Sequência dos números e a forma escrita
3-      Ligar o número a quantidade
4-      Separar pares e ímpares
5-      Quantos centímetros têm: minhoca, abelha, passarinho, lesma, uma flor.
6-      Junte as sílabas e escreva as partes de uma planta.
7-      Complete as palavras com as vogais e, ilustre cada uma;
8-      Junte as palavras e forme frases,
9-      Conte as pétalas das flores e escreva as quantidades
10-  Faça um x, no que tem maior peso.
-abelha – minhoca – pássaro - lesma
11-  Ditado de palavras e de frases.
12-  Carta enigmática – habitação.
13-  Ditado ultima pág. Do livro: Livro dos números, bichos e flores.
14-  Livro: Era uma vez uma gota de chuva:
- Sólido, líquido e gasoso. Processo de transformações da água.
-Clima.
-Lista de tipos de Habitação: em ordem alfabética.
-Listar as utilidades da água.
-Cartaz ciclo da água na natureza.
15-  Os animais, plantas e nos seres humanos precisamos de água para viver. Quantos copos de 200 ml cabem em:
1 litro ()                      2 litros ()          3litros ()                      5litros ()   
16-   Leia a carta enigmática: troque os desenhos por palavras:
17-   Complete o acróstico utilizando palavras da história.
18-   Ligue cada desenho dos tipos de casa ao nome dado a ela.
LETRA SÍLABA PALAVRA FRASE TEXTO
·         Depois que os alunos brincarem com a sonoridade, perguntar: qual a palavra que repete mais vezes? Sapo
·          Quantos pedaços (sílabas) tem a palavra sapo?
·          Qual a primeira sílaba? E a segunda?
·          Que outra palavra do trava-língua tem a sílaba SA? Saco
·          Que outra palavra se repete no trava-língua? Papo
·          Que silaba é comum em sapo e papo?
·          Recortar as palavras e organizá-las de acordo com a parlenda.
·          Recortar as frases da parlenda e organizá-la; (xérox).
·          Circule a sílaba inicial de cada figura (xérox)
·          Pinte as sílabas das figuras e escreva o nome delas (xérox)
·          Preencha a tabela, juntando a letra S com as vogais e leia; (xérox).

Ø Conversar com os alunos sobre a necessidade de aprender o sistema de escrita para que possam ler o que eles quiserem.
Ø Incentivá-los a tentar encontrar, no texto, a palavra sapo. (Se o aluno não conseguir, realize com ele a próxima atividade e incentive-o novamente a localizar a palavra no texto).
Ø Vamos montar a palavra sapo com o alfabeto móvel.
 A palavra sapo tem quantas letras?
 Vamos falar a palavra sapo bem devagar. Quantos pedacinhos tem a palavra?
 Se a palavra tem 4 letras, como ela pode ter só 2 pedaços? (Explicar que cada pedacinho dessa palavra é formado por 2 letras).
 Falar o fonema /s/ mostrar a letra S, falar o fonema /a/ mostrar a letra A.
Fazer a mesma coisa com a sílaba PO.

Ditar as palavras abaixo e pedir para os alunos montar as palavras utilizando o alfabeto móvel. SAPO SACO PAPO VENTO
 em seguida Indicar as palavras no texto da história “livro dos números, flores e bichos” para que os alunos tentem decodificá-las, com a ajuda do (a) professor (a):
LESMA GIRASSOL MINHOCA JACINTO PASSARO ABELHA BORBOLETA FORMIGA JOANINHA.
Atividades de leitura
Piada
     Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e uma voz desesperada diz:
     _ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia!
     O delegado pergunta:
     _ Mas o que foi?
     _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos!
     _ Mas quem é que está falando?

     _ O papagaio.

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